produtora-4-lizete

A Lizete se destaca pela grande diversidade de produtos agro ecológicos na sua machamba

Lizete

Lizete Magaia, 28 ano de idade, solteira vive em Marracuene, formada em Agropecuária pelo Instituto Agrário de Boane, tem um agregado familiar de duas pessoas.

Desde pequena ela vem praticando a agricultura com a mãe, mas a partir de 2014 começou a praticar a agricultura profissionalmente, na associação Djaolane (distrito de Kamavota) numa área cedida pela mãe. Antes de descobrir as praticas agro ecologicas, ela produzia usando os métodos convencionais, manuseando pesticidas e adubos químicos que despendem um alto valor e podem ser prejudiciais a saúde e ao meio ambiente.

Participou nas formações e experiencias de práticas agro ecológicas em 2015, e a partir desse momento abraçou a cadeia de hortícolas agro ecologicas, mostrando um bom domínio na produção de biopesticidas, cultivo consorciado, diversificação de culturas. “aprendi a diversificar a produção e a venda, a não usar químicos o que traz a redução de custos de produção e um aumento nos lucros, para além de poder empregar mais 3 trabalhadores. O uso de biopesticidas com base em produtos locais trouxe uma grande valia para mim pois, os pesticidas são bastante caros, e em muitas vezes não temos o hábito de reciclar produtos como a cinza que é usada como fertilizante e também reduz a incidência de doenças.”

produtora-com-caixa-de-legume-isabel

Isabel

Chamo me Isabel Marcos Muholove, tenho 41 anos de idade residente no bairro Zimpeto, sou membro e produtora da associação Agropecuária Centro das Mulheres de Zimpeto desde 1996. A minha formação nas praticas agro ecológicas começou em 2011 onde recebíamos assistência técnica para experimentar praticas alternativas aos insumos químicos. Em 2015, eu com uma outra agricultora e técnicos do projeto DAUPU, fomos ao Brasil para melhorar os nossos conhecimentos sobre a agro ecologia e a certificação participativa. Foi impressionante ver o domínio das praticas agro ecológicas pelos agricultores brasileiros.

Estas formações trouxeram um grande contributo para a minha vida porque antes eu cultivava somente couve e alface e usava produtos químicos na machamba para combater pragas e doenças o que já não acontece hoje em dia; a minha produção é totalmente orgânica, a diversificação é o que se nota demais nas minhas parcelas tenho salsa, nabo, feijão verde, beringela, beterraba, coentro, alho, cebola, acelga, brócolos, pimento, agrião e os custos de produção reduziram significativamente.

A minha formação nas praticas agro ecológicas começou em 2011 onde recebíamos assistência técnica para experimentar praticas alternativas aos insumos químicos.

camioneta-de-comercializacao-2

Paulo Artur, engenheiro agrónomo de 25 anos, entrou no projeto DAUPU em 2012, como técnico encarregado da comercialização dos produtos agro ecológicos.

Paulo

Ele acompanhou a experimentação dos vários circuitos de comercialização, facilitou a ligação com os produtores e os micro empreendedores, ajudando no estabelecimento do mercado justo e de proximidade.

“Em 2016, quando falou-se da criação de uma empresa de comercialização dos produtos agro ecológicos, senti-me animado pela ideia pós, quando ainda era estudante, sempre tive projecto de integrar um agro negocio. Também, ao longo do tempo com o projecto, senti a necessidade melhorar a comercialização dos produtos porque os micro empreendedores encarregados da comercialização não conseguiam escoar toda a produção agro ecológica, o que desanima os agricultores.
Assim, manifestei o meu interesse em envergar o chapéu do gestor da empresa. Hoje em dia ESSOR acompanha sua empresa ComOrganico que permite a comercialização mais profissional dos produtos agro ecológicos ». Para o Paulo é uma aventura que arranca, com grandes desafios, mas ele tem muita fé na sua empresa, sua necessidade para os produtores e os consumidores.

“Farei todo o possível para que a minha empresa tenha boas relações com os agricultores e com consumidores, mas também que seja rentável para sustentar a minha vida”.

logotipo-essor