A partir de 2010, ESSOR implementou um projeto de Desenvolvimento da Agricultura Urbana e Peri Urbana (DAUPU) na cidade de Maputo, como objetivo fortalecer as associações de produtores e desenvolver uma agricultura mais sustentável.
A partir de 2010, ESSOR implementou um projeto de Desenvolvimento da Agricultura Urbana e Peri Urbana (DAUPU) na cidade de Maputo, como objetivo fortalecer as associações de produtores e desenvolver uma agricultura mais sustentável.
Em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo, foram experimentadas de forma participativa varias praticas agro ecológicas nas parcelas escolas das associações de produtores. A medida do tempo, constatou-se a possibilidade de produzir hortícolas de forma agro ecológica com uma perspectiva comercial interessente. É dali que arrancou a partir de 2013 a experiência da criação de uma cadeia de hortícolas agro ecológicas.
Além da formação e do acompanhamento dos produtores, o projeto trabalhou sobre os aspectos de comercialização (desenvolver mercado de nichem para escoar os produtos) e de certificação (garantir a qualidade aos consumidores e valorizar o trabalho dos produtores).
ESSOR apoia a empresa de hortícolas agro ecológicas.
O projeto DAUPU foi implementado com os apoios financeiros de:
A partir do fim de 2016, ESSOR começou a implementar uma estratégia de saída. Desde 2017, ABIODES, organização moçambicana, assume a implementação e gestão do projeto de Agricultura Urbana Periurbana Ecológica e Sustentável (AUPES), na cidade de Maputo, como objetivo de fortalecer a cadeia de valor agroecológica já estabelecida e promover uma agricultura ecológica e sustentável.
Depois da saída da ESSOR, ABIODES deu continuação as atividades do projeto, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo.
Os desafios eram de manter a dinâmica da cadeia de valor agroecológica (animar os Sistema Participativo de Garantia SPG), aumentar o número de produtores dentro da cadeia, dar apoio técnico a recente criada empresa ComOrganico.
O projeto AUPES foi implementado com os apoios financeiros de:
O conteúdo do website releva da responsabilidade de ESSOR e não pode ser considerada como refletindo o ponto de visto dos parceiros financeiros.