A partir de 2010, ESSOR implementou um projeto de Desenvolvimento da Agricultura Urbana e Peri Urbana (DAUPU) na cidade de Maputo, como objetivo fortalecer as associações de produtores e desenvolver uma agricultura mais sustentável.

Projeto de desenvolvimento da agricultura urbana sustentável

Em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo, foram experimentadas de forma participativa varias praticas agro ecológicas nas parcelas escolas das associações de produtores. A medida do tempo, constatou-se a possibilidade de produzir hortícolas de forma agro ecológica com uma perspectiva comercial interessente. É dali que arrancou a partir de 2013 a experiência da criação de uma cadeia de hortícolas agro ecológicas.

Além da formação e do acompanhamento dos produtores, o projeto trabalhou sobre os aspectos de comercialização (desenvolver mercado de nichem para escoar os produtos) e de certificação (garantir a qualidade aos consumidores e valorizar o trabalho dos produtores).
ESSOR apoia a empresa de hortícolas agro ecológicas.

O projeto DAUPU foi implementado com os apoios financeiros de:

logo_couleur
fondation
seed
raja
lord
freres

A partir do fim de 2016, ESSOR começou a implementar uma estratégia de saída. Desde 2017, ABIODES, organização moçambicana, assume a implementação e gestão do projeto de Agricultura Urbana Periurbana Ecológica e Sustentável (AUPES), na cidade de Maputo, como objetivo de fortalecer a cadeia de valor agroecológica já estabelecida e promover uma agricultura ecológica e sustentável.

Projeto Agricultura Urbana Periurbana Ecológica e Sustentável (AUPES)

Depois da saída da ESSOR, ABIODES deu continuação as atividades do projeto, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo.

Os desafios eram de manter a dinâmica da cadeia de valor agroecológica (animar os Sistema Participativo de Garantia SPG), aumentar o número de produtores dentro da cadeia, dar apoio técnico a recente criada empresa ComOrganico.

O projeto AUPES foi implementado com os apoios financeiros de:

logo_couleur
fondation-anber_retouche
lord
raja
We Effect
AGIR

O conteúdo do website releva da responsabilidade de ESSOR e não pode ser considerada como refletindo o ponto de visto dos parceiros financeiros.

logotipo-essor