dsc04863

A partir de 2010, ESSOR implementou um projeto de Desenvolvimento da Agricultura Urbana e Peri Urbana (DAUPU) na cidade de Maputo, como objetivo fortalecer as associações de produtores e desenvolver uma agricultura mais sustentável.

Projeto de desenvolvimento da agricultura urbana sustentável

Em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo, foram experimentadas de forma participativa varias praticas agro ecológicas nas parcelas escolas das associações de produtores. A medida do tempo, constatou-se a possibilidade de produzir hortícolas de forma agro ecológica com uma perspectiva comercial interessente.
É dali que arrancou a partir de 2013 a experiência da criação de uma cadeia de hortícolas agro ecológicas.

Além da formação e do acompanhamento dos produtores, o projeto trabalhou sobre os aspectos de comercialização (desenvolver mercado de nichem para escoar os produtos) e de certificação (garantir a qualidade aos consumidores e valorizar o trabalho dos produtores).
ESSOR apoia a empresa de hortícolas agro ecológicas.

O projeto DAUPU foi implementado com os apoios financeiros de:

logo_couleur
fondation
seed
raja
lord
freres

O conteúdo do website releva da responsabilidade de ESSOR e não pode ser considerada como refletindo o ponto de visto dos parceiros financeiros.

20150305_095935

Parceiros

ESSOR

essorprt

ESSOR é uma organização francesa não-governamental (ONG) que trabalha a partir de 1997 em Moçambique em três sectores, agricultura, educação, formação e inserção profissional.
Presente nas províncias de Maputo, Sofala, Inhambane, Nampula e Gaza, ESSOR desenvolve vários projetos com instituições e organizações locais.

Para mais informações:

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO E DIREÇÃO DA AGRICULTURA E DA SEGURANÇA ALIMENTAR DA CIDADE DE MAPUTO

dasacm
municipio-de-mputo

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo, no pelouro das atividades económicas, e a Direção da Agricultura e da Segurança Alimentar da Cidade de Maputo atuam nos distritos de Kamavota, Kamubukwana e Katembe com extensionistas dedicados ao acompanhamento dos produtores das associações agropecuárias.
As instituições mobilizam-se na promoção das práticas agro ecológicas, implementando campo de demostração de resultados nas machambas escolas das associações.
As duas instituições participam também nas visitas de verificação e são membros do comité de ética.
Para mais informações:
http://www.cmmaputo.gov.mz/
http://www.masa.gov.mz/

OUTROS PARCEIROS DE COLABORAÇÃO

Fundada no encontro dos profissionais de desenvolvimento sustentável e de pessoas com desejo de se implicar nas ações de solidariedade internacional.

logotipo-essor